Home » , » Conheça Tudo Sobre Contatores de Potência

Conheça Tudo Sobre Contatores de Potência



Este dispositivo tem por finalidade principal o seccionamento das 3 fases do sistema trifásico de alimentação permitindo com que o contator de potência atue como um interruptor para o motor elétrico por exemplo.

Desta maneira podemos ter o controle da alimentação pelo simples fato do contator ser acionado ou desacionado.
Normalmente utilizado para o acionamento de motores elétricos trifásicos, você também encontrará este dispositivo comandando banco de resistências, banco de capacitores, autotransformadores, sistemas de iluminação e etc…

As categorias de empregos definida pela IEC-947-4 fixam os valores de correntes que o contator deve estabelecer ou interromper. Elas dependem:
Da natureza do receptor controlado: motor de gaiola ou de anéis, resistências
Das condições nas quais se efetuam os fechamentos e as aberturas: motor em regime ou bloqueado ou em partida, inversão do sentido de rotação, frenagem por contracorrente.


Você encontrará basicamente 4 categoria de empregos, são elas:


AC-1
AC-2
AC-3
AC-4

A categoria de emprego AC-1 determina que os contatores fabricados para este grupo atenderá cargas elétricas cujo qual o fator de potência é de no mínimo 0,95, ou seja, normalmente cargas resistivas.
No caso da categoria AC-2 temos um grupo definindo que o contator poderá comandar partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis coletores.

Um detalhe importante é que normalmente a corrente de partida destes sistemas são de aproximadamente 2,5 vezes a corrente nominal.

A mais comum é a categoria de emprego AC-3 que tem como aplicação principal a partida de motores com rotor gaiola e desligamento efetuado com o motor em regime.
A corrente de partida destes motores podem chegar de 5 a 7 vezes a corrente nominal.
A categoria AC-4 é sem dúvidas a mais robusta, que permite a manobra dos do contator a plena carga, comandos intermitentes e inversão.

Trata-se principalmente de acionamentos de motores do tipo gaiola ou anéis como são os casos de motores aplicados em tornos, trefilas, ponte rolantes e etc…

Share this video :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013. Eletro Tube - All Rights Reserved

Distributed By Free Blogger Templates | Lyrics | Songs.pk | Download Ringtones | HD Wallpapers For Mobile

Proudly powered by Blogger